Enter your keyword

5 Maneiras de Aliviar a Sua Bagagem Emocional

Por Cassia Fernandes

bagagem-emocional

Qual é o peso da sua bagagem emocional? Sim! O peso para cada acontecimento em nossas vidas somos nós que damos. Existem coisas que a gente nem deveria levar a sério, mas é incrível como a nossa mente parece um balança que vai pesando tudo em nossas vidas.

Você já se sentiu como se tivesse com o mundo nas suas costas de tão pesado? Pois é bem isso que acontece quando vamos pesando tudo, contabilizando as emoções doloridas até que começamos a perder a clareza do porque essas coisas nos perseguem…

Decepções, sentimentos de culpas, perdas, ressentimentos, frustrações, injustiças, mágoas, tudo isto vai se acumulando ao ponto de se tornar um peso difícil de transportar. Na verdade, nos sentimos pesados emocionalmente porque tamanho é o acumulo dessas bagagens que perdemos a energia e o entusiasmo em muitos aspectos da vida.

O que vem a seguir? Falta de criatividade na vida e no trabalho, falta de ideias, iniciativa, direção e até de coragem. Queremos mudar, inovar e até fazer uma transformação de vida no campo profissional e pessoal, mas tudo fica na imaginação, em nosso inconsciente.

Verifique as 5 maneiras de aliviar a sua bagagem emocional para ter clareza e seguir em frente na vida construindo a sua história:

1 Elimine os sentimentos de culpas que assombram você! Porque não acreditar no seu merecimento?  Isso ocorre porque o peso dos eventos está presente na sua mente, você não entende a causa das repetições de certas coisas e se sente culpado por tantos “erros”. Avalie o que de fato importa, selecione pensamentos e não colecione dores. Se livre do lixo mental que está armazenado e dê espaço para um olhar mais amoroso por si mesmo e de compaixão.

2 Identifique seus conflitos internos que conduzem você ao sofrimento! Qual a relação entre seus objetivos e suas incapacidades? Tente perceber o que leva você a pensar numa determinada coisa e a fazer outra.  Que benefícios existem nas atitudes que você sabe que prejudica a sua vida mas você insiste em fazer. Que compensações oferecem essas atitudes? Qual buraco emocional os seus comportamentos destrutivos estão preenchendo? Se questione. A vida pede isso.

3 Se liberte do passado! O apego no passado mesmo que por histórias tristes é uma âncora que serve para estagnar a sua vida. O medo e o ressentimento são dois fatores que impedem que se leve a vida em frente. As experiências negativas experimentadas por terem sido atribuído um alto impacto emocional negativo, prendem a pessoa nas emoções sentidas. Essas emoções fazem nascer sentimentos de incapacidade, de mágoa, de ausência de valor, de injustiça ficando preso aos aspectos do passado.  Você não vive mais no passado, são apenas memórias! A sua vida é agora e seu futuro não vai mudar se esse peso não for dissolvido.

4 Trabalhe forte na sua autoestima! A baixa autoestima estabelece uma ponte com o passado trazendo para o presente os sentimentos e sensações de impotência, de ausência de controle, de insucessos. Autopunição? Onde há lógica nisso? Não existe, mas somos traídos pelo nosso inconsciente que teima em desiquilibrar nossa autoconfiança e com isso drenar o amor próprio. Busque toda fonte que possa ser o alimento desse amor que é a autoestima. Lembre-se do seu valor, não duvide do seu merecimento. A autoestima é a base do sucesso em todas as áreas da vida.

5 Pratique a Gratidão e foque na Abundância da vida! Que tipo de pensamentos você mantém na sua vida? Avalie bem. Se esforce para olhar para aquilo que tem de bom na vida. Faça uma lista das coisas que você valoriza. Desvie o foco da escassez mesmo que as coisas ainda não estejam como você gostaria. Escreva numa folha de papel tudo aquilo que se perdesse ou não pudesse fazer prejudicaria a sua vida. Quantas coisas heim? Agora aprenda a agradecer. Então foque por instantes a sua atenção nisso. O seu humor e motivação melhoraram? Acredito que sim. Adote uma atitude mais positiva na sua vida, isso aumentará a probabilidade de você fazer acontecer coisas novas e boas que serão realizadoras. Isso é ser próspero. Exercite isso!

Tudo o que cerca a nossa vida são padrões de pensamentos, comportamentos e hábitos. Você quer melhorar a sua saúde emocional? Que tal começar mudando o condicionamento mental, a forma como você age? A EFT – conhecida como Acupuntura Emocional sem Agulhas é a ferramenta mais eficiente para fazer você repaginar a história da sua vida, escrever o seu futuro e fazer do seu presente um aliado.

Espero você nesse novo caminho!

COMPARTILHE
Share on FacebookTweet about this on Twitter

Comentários