Enter your keyword

Como está sua Dívida com o Tempo?

Por Cassia Fernandes

A produtividade é um dos caminhos pra você ser rico no único recurso verdadeiramente não renovável: o tempo.

Ser produtivo (a) é a busca incessante da maioria das pessoas nos tempos atuais. Isso não está somente relacionado a ser eficiente mas ao ganho do tempo livre que você receberá. Esse tempo livre será seu, você poderá usar tanto para ter mais lazer ou para ganhar mais dinheiro de forma inteligente.

Possivelmente você pode estar endividado e não sabe… Explicando melhor: toda vez que você adia uma tarefa ou compromisso e desvia seu foco você está criando uma dívida de tempo que vai ser mais complicado administrar lá na frente. Você está comprometendo tempo do seu orçamento futuro de tempo livre com essa tarefa que você está adiando. Entendeu?

Adiar ou procrastinar como se fala muito atualmente, acaba tornando-se um vício e como todo vício é um pouco mais complicado reparar. Você fica devendo este tempo, esta tarefa e sabe que vai ter que realizar.

Uma dívida seja ela do que for inclusive de tempo, acaba dando dor de cabeça. É uma fonte de energia que te consome e gera estresse. Consome sua paz interior.

No dia seguinte você acorda sabendo que o dia tem 24hs e você está acumulado de tarefas, possivelmente não dará conta de fazer tudo o que se comprometeu e isso torna-se uma “bola de neve”…

Mas como eliminar sua dívida de tempo?

Primeiro passo é eliminar do seu vocabulário o “depois eu faço, ou vejo”. Você pode fazer agora se pensar direito ou edite, refaça sua agenda de tarefas diárias “alocando” um tempo para realizar determinada tarefa.

Você tem um orçamento de tempo como o dinheiro. Contabilize isso, assim como precisa fazer cálculos para suas despesas, faça o cálculo do tempo que precisa de forma acessível todos os dias. Seja matemático com esta administração. É somente uma nova forma de gerenciar as coisas.

O “depois” até hoje ficou conhecido como um momento desconhecido do futuro que fica na sua cabeça causando medo, desconforto e insegurança e com certeza você não quer mais isso.

Nunca abandone uma tarefa no meio para fazer outra coisa. Elimine esta atitude e siga a seguinte dica:

1 Complete a tarefa (toda vez que for pensar em adiar repita para si mesmo: complete a tarefa)

2 Saiba diferenciar o que é urgente do que é importante

3 Durma bem – Insônia é inimiga do foco, organização e produtividade pessoal e profissional

4 Aprenda a reservar um tempo para você, afinal você é merecedor de uma vida saudável

5 Quando estiver completado suas tarefas, comemore e presenteie-se com algo que seja importante para você

6 Aprenda a não reclamar das adversidades, você se desconecta com a direção certa que deseja chegar e ocupa o espaço da sua mente com tudo o que é desfavorável

7 Não crie desculpas para a não realização de objetivos, metas e tarefas. Só assim você vai ter que admitir que, por todo esse tempo, você teve à sua disposição o poder de escolher diferente, de acertar e de dar passos mais “largos” na vida e sentirá que foi o responsável.

8 Mantenha o foco, é um exercício diário mas necessário para não desviar sua atenção das suas prioridades

Experimente colocar essas dicas em prática durante 30 dias, começando hoje e sinta a diferença que estará acontecendo com o seu tempo, a sua dívida, a sua produtividade, a sua energia, a sua serenidade, e até mesmo o seu lazer e seus relacionamentos.

“Não seja drenado pela sua improdutividade, ele levará junto seu tempo e sua saúde. Faça algo por você.”

COMPARTILHE
Share on FacebookTweet about this on Twitter

Comentários