Enter your keyword

O que a Meditação tem a ver com Sucesso?

Por Cassia Fernandes

Como você lida com o silencio?

O mundo está barulhento e vazio. O que você faz para aliviar a tensão do dia a dia e não entrar em estado de ansiedade e estresse?

Silenciar a mente consiste em atingir um estado pleno de contemplação e apreciação da vida projetando tudo o que admiramos e desejamos para nosso interior. Chamamos isso de meditação. Não é difícil nem desnecessário, ao contrário, necessitamos estar sintonizados consigo mesmos porque somos vulneráveis aos anseios da consciência e ela nem sempre trabalha a nosso favor.

Somos sabotados pela sociedade do consumo e da velocidade e nos descuidamos do que há de mais precioso na consciência humana, a saúde mental. Nem sempre o que estamos absorvendo irá nos fazer bem mas como distinguir isso? Aprenda a meditar, aceite sua própria companhia.

Esteja em silencio, num momento só seu. A partir deste estado de graça e contemplação descobrimos um universo desconhecido que é capaz de transformar vidas. A Meditação tem assumido cada vez mais importância na vida moderna e a ciência está provando isso. Grandes gênios precisaram aderir a este silêncio e só cresceram mais com isso.

Desacelerar ritmos para apostar num propósito de vida realizador e pleno, será a partir daí que mudanças acontecerão. Descobrir o poder e a força que temos capaz para nos dar a direção certa a seguir é uma descoberta única e nos fortalece afirmando que temos o controle de nossas vidas.

A meditação é fonte inesgotável de auxílio em muitos trajetos que percorremos: para momentos de ansiedade, para planejar o futuro que queremos, para começar o dia…

Pode ser um processo natural inserir a prática da meditação em sua rotina. Mas para mudar de hábitos é preciso vontade. E a vontade é o fruto de uma experiência vivida. Vivenciar uma experiência é estar aberto ao simples e natural que a vida dispõe a cada instante para nós. Ser simples significa ser natural e leve com a vida, e meditar é o que há de mais simples em nossa rotina, acredite. É simples por nos dar simplicidade para ver e viver a vida.

Entretanto, para meditar, temos que descomplicar nosso olhar, recondicionar nossos hábitos e desconstruir alguns conceitos. É um desafio recompensador e não requer uma mudança tão significativa. Descomplique e ouça sua respiração.

Com cinco minutos do seu dia para começar, pare, relaxe, respire profundo e se observe internamente. Perceba seus sentimentos, emoções, pensamentos, desejos e percepções. Perceba seu fluxo mental, seu fluxo de consciência e ouça somente a sua respiração.

Os vazios serão preenchidos aos poucos, você irá resgatar um novo olhar para a vida reduzindo seu estado de agitação e harmonizando suas energias.

Isto nos leva a entender que a Meditação é algo mais do que necessário para quem vive sob constante influência do meio, exposto a todo tipo de interferência energética, psicológica e social. O sucesso e a realização vem com o equilíbrio.

Que tal iniciar esta experiência? Quer aprender algumas técnicas para facilitar?

Algumas técnicas para exercitar a meditação:

  1. Praticar a mesma técnica meditativa diariamente, preferindo o horário da manhã e ou da noite, durante pelo menos 10 minutos.
  2. Use um tapete ou apoio confortável para meditar.
  3. Procure praticar em um local livre de movimentos de pessoas ou barulhos, um local que não tenha móveis que atrapalhe sua permanência.
  4. Evite deixar incensos, chamas ou qualquer outro elemento que possa causar algum tipo de acidente ou tirar sua concentração.
  5. Pratique por alguns minutos uma técnica de respiração respirando fundo pelo diafragma e soltar o ar lentamente.
  6. A Meditação não pode ser finalizada abruptamente. Desligue o celular e qualquer outro objeto que possa perturbar sua concentração enquanto medita.
  7. Use um diário com notas sobre sua prática diária, incluindo suas experiências, insights e pensamentos decorrentes de sua Meditação.
  8. Quando possível, siga orientações diretas de um professor ou mestre.
  9. Ao final de todas as práticas, permaneça por alguns minutos sentado em silêncio e de olhos fechados.

Esse é seu novo amanhã. Permita tudo que é capaz de contribuir para sua qualidade de vida e bem estar.

COMPARTILHE
Share on FacebookTweet about this on Twitter

Comentários