Enter your keyword

Você Convive com Pessoas que te Inspiram?

Por Cassia Fernandes

Passamos lendo ou ouvindo sempre: “Cerque-se de pessoas que te inspiram”. Correto! Isso é realmente verdade e então você assume que a sua direção está correta. Mas qual o filtro que você usa?

Porque a pergunta? Porque é fato que ouvimos muito e fazemos pouco quando se refere a qualquer mudança necessária. Estamos sempre “atrás do bando….” Ok, você precisa se relacionar, ter amigos, companheiros de atividades e isso faz parte da vida. Compreensivo.

Você já observou nem que seja por um instante se você não está seguindo o bando errado?

Já se perguntou: essas pessoas são animadas e agradáveis e daí? Elas estão evoluindo e agregando valor na minha vida? Existe motivos para admiração pela vida deles? Eles têm prosperidade, projetos de vida desejáveis ou seguem aquele verso “deixam a vida me levar?”

São várias perguntas sim porque só quando nos questionamos é que temos a consciência da realidade que queremos para nossas vidas e aí vai um alerta: Cuidado! Você pode estar sendo drenado! Você pode estar vivendo no “piloto automático”!

Sabe o que é isso? O convívio com pessoas alienadas, aquelas que nunca se questionam por seus resultados e quando algo dá errado apenas sabem reclamar e culpam todos menos a si mesmo por não estar fazendo nada para mudar o rumo de suas vidas. Pode ser também que essas pessoas sugam sua energia em benefício de si mesmo e isso faz com que você não tenha clareza para planejar a sua vida, pois você perde o entusiasmo e estímulos.

Há algum tempo atrás eu não fazia esses questionamentos mesmo ouvindo essa regra de ouro: “Cerque-se de pessoas que te inspiram.” Para mim inspirar era ter afinidades, realizar atividades em comum, ser requisitada para festas e saber que faziam questão da minha presença. Óh quanta ingenuidade! Permiti ser drenada pela síndrome da alegria boba!

Foi neste dia que ao não me identificar com nenhuma dessas alternativas percebi que as pessoas que me cercavam não me inspiravam e descobri, embora tenha demorado, o verdadeiro significado de “Inspirar”. Junto com essa descoberta veio uma constatação: eu estava sozinha.

Ok, segui caminhos diferentes, objetivos diferentes e o momento de mudança e de reprogramação completa chegou! Senti que muitas dessas pessoas do passado, não faziam questão da presença de uma pessoa diferente e nem eu me sentia a vontade com “aquela velha opinião formada sobre tudo.”

 

 

A verdade é que quando a gente muda, nem todos que nos rodeiam mudam junto, então chega a hora de ressignificar, entender que cada um tem a sua importância porém os mundos são diferentes. Então reorganizamos e reprogramamos a vida com um novo olhar, agir e sentir.

Veja a lição dessa nova direção em 5 passos:

1 Que você precisa escolher pessoas que te inspiram a crescer, evoluir, que te levam para o topo e não aquelas que reforçam seu sofrimento ou te carreguem para caminhos confusos e te puxam para baixo feito âncoras.

2 Pessoas inspiram não por poder ou dinheiro mas por fazer a diferença no mundo. São aquelas que incentivam a coragem, a iniciativa, que te fazem despertar, querer se libertar das mazelas para uma vida com propósitos.

3 Essas pessoas podem não estar na sua família mas paciência, não interprete isso com fragilidade nem tão pouco fique vulnerável, use como combustível para se fortalecer. Tire lições positivas de tudo. Não se vitimize, ninguém dará créditos a você por isso.

É neste momento que você poderá saber quem vai sair da sua vida ou ficar e aprender junto.

4 Refazer amigos pode não ser fácil mas quando você estiver alinhado pela clareza de objetivos e determinação estas mesmas pessoas que ficaram lá atrás, poderão tentar se reaproximar e caberá a você dar espaço ou não. Você poderá ser a inspiração delas.

5 Você terá tanta luz e sabedoria que irá atrair as pessoas certas para fazer parte da sua vida e vai entender que aquelas que tentarão se reaproximar precisam da sua luz para ter coragem. Mas não permitam que ninguém ofusque esta luz, as vezes você pode confundir a carência do outro com o verdadeiro interesse em querer prosperar.

As pessoas capazes de inspirar também são capazes de transformar vidas gerando motivação e força aos outros. Inspiração tem cheiro de prosperidade e vida plena, não aquilo que se vive só aos finais de semana em forma de diversão e sim a construção de uma vida abundante que faz acontecer todos os dias.

Você tem o poder de escolher quem te inspira. Então, quem tem inspirado você?

COMPARTILHE
Share on FacebookTweet about this on Twitter

Comentários